Total de visualizações de página

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Identificando o espaço terrestre


DISCIPLINA: Geografia / ANO: 8º (ENSINO FUNDAMENTAL)

                                                         

ASSUNTO: Conhecendo o Mundo  U.D.: 1 BIM.: 1º


LIVRO DIDÁTICO: O Mundo Subdesenvolvido – Avanços e Retrocessos (Coleção Marechal Trompowsky)

I. OBJETIVO(S) ESPECÍFICO(S) A SER(EM) ATINGIDO(S):


a. Descrever as formas de divisão das terras emersas do ponto de vista geológico e histórico-cultural, localizando-as no planisfério.
b. Identificar as grandes massas líquidas e sua importância para a sobrevivência da humanidade.


II. DESENVOLVIMENTO:



A TERRA

As fronteiras foram riscadas no mapa,
a terra não sabe disso:
São para ela tão inexistentes como esses meridianos com que os velhos sábios a recortaram
como se fosse um melão.
é verdade que vem sentindo há muito uns pruridos,
uma leve comichão que às vezes se agrava:
ela não sabe que são os homens...
Ela não sabe que são os homens com suas guerras
e outros meios de comunicação.

Mário Quintana. A vaca e o hipogrifo. Porto Alegre: Globo, 2006.
Como podemos perceber os únicos limites que se apresentam no nosso planeta, quando visto do alto, são entre as massas continentais e as águas. Os limites políticos, que podemos observar nas representações cartográficas, são convenções humanas que se alteram no decorrer da história.

Observe no planisfério abaixo a divisão das massas continentais em países. O planisfério é a representação de uma esfera ou globo num plano; é um mapa que representa toda a superfície da Terra num plano retangular. Trata-se de um meio didático que proporciona uma visão do todo (global) para facilitar o estudo (para diversos fins).



           
Alguns Conceitos:

*Território nacional – parte do espaço terrestre sobre o qual determinado povo exerce poder ou domínio, desenvolvendo atividades políticas, econômicas e sociais com autonomia e organizando esse espaço de acordo com seus interesses. Os territórios são separados por linhas imaginárias denominadas limites, sendo eles determinados por meio de acordos ou possessões.

* País ou Nação: território ocupado por pessoas (sociedade) que compartilham traços em comum (língua, hábitos, crenças, etc.), ou seja, que possuem identidade cultural.

* Estado: Poder público – Constitui-se em um território habitado por um povo que possui uma identidade histórico-cultural própria (nação) e uma organização político-administrativa (governo, tribunais, forças militares, etc) que o torna soberano e independente em relação a outras nações do mundo.

* A divisão política é um método de regionalização do mundo em partes (territórios) que possuem um governo (Estado Soberano).


Resumindo:

POVO + IDENTIDADE HISTÓRICO-CULTURAL = NAÇÃO

NAÇÃO + GOVERNO SOBERANO = ESTADO

TERRITÓRIO = ESTADO + PODER SOBRE O ESPAÇO

Obs: Existem Nações sem Estado, tais como os curdos no Oriente Médio, os bascos na Espanha, os índios no Brasil, dentre outros. Tais nações constituem minorias étnicas e, constantemente entram em conflito com os os Estados, visando defender seus interesses.


A ORIGEM DOS CONTINENTES

Em 1912, o cientista alemão Wegener elaborou uma teoria segundo a qual as porções de terra emersas teriam formado um único continente há mais ou menos 150 a 200 milhões de anos – TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL.
            Durante muito tempo essa teoria foi desacreditada, mas em 1960 se fortaleceu com o surgimento de indícios que a comprovaram: evidências climáticas, geológicas, geográficas e biológicas. Atualmente, com métodos aprimorados, sabe-se que os continentes se movimentam lentamente (2 cm/ano) e existem especulações sobre o surgimento da Amásia quando, no futuro, a América se juntar à Ásia.
           

  • Estrutura interna da Terra:
    • Aumento da temperatura – 1ºC a cada 33 metros de profundidade;
    • Camadas – Núcleo (fluído e sólido), Manto (mesosfera – sólido / astenosfera – fluído) e litosfera (sólida).


    • Os continentes fazem parte da litosfera e se movimentam sobre a camada de rocha fluída da astenosfera, devido às correntes de convecção.



    • A existência dessa massa fluída (magma) é responsável pela movimentação das placas litosféricas, levando a formação dos oceanos e alterando a posição das terras emersas.

Acesse o link abaixo para visualizar uma apresnetação dinâmica sobre a formação dos continentes:

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/formacaodoscontinentes.swf



A teoria da Deriva Continental e posterior configuração espacial das terras emersas (atualmente) é a primeira forma de regionalização estudada: regionalização física.
           
Regionalizar um espaço significa dividi-lo em regiões que tenham características importantes em comum, ou seja, áreas com características homogêneas e semelhantes.
           
Tipos de regionalização:
            1. Física
            2. Histórico-cultural
            3. Sistemas (será estudada posteriormente)
            4. Desenvolvimento econômico (será estudada posteriormente)

Regionalização Física:

  •  71% da superfície da Terra é constituída de água

  
Conceitos:

- Oceano: Grande extensão de água salgada que banha um ou mais continentes. Cada uma das cinco grandes divisões da parte líquida do globo: Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e Antártico.

- Mar: Os mares se diferem dos oceanos pela dimensão e posição geográfica. Geralmente os mares ficam nos limites continentais.

- Lago: Extensão de água cercada de terra; um dos habitats lênticos (águas quietas).

- Lagoa: Lago de pequeno tamanho.

  • 29% da superfície da Terra é constituída de terras emersas:


Continentes (terras emersas de maior extensão) e ilhas (terras emersas de menor extensão)

Obs: Considerando os conceitos encontrados nos dicionários relativos à palavra continente, verificamos uma certa incerteza de definição. Por exemplo, "Vasta extensão de terra cercada pelas águas oceânicas, e que constitui cada uma das cinco divisões tradicionais da Terra (a que modernamente se junta mais uma: o Continente Austral, ou Antártida, no Pólo sul)". O que podemos entender sobre "Vasta extensão"? A Europa não é totalmente cercada pelas águas oceânicas... 

Daí vamos considerar que continente é uma das divisões estabelecidas pelo Homem, para dividir o Globo Terrestre em partes. Convencionou-se que todas as terras emersas maiores que a Oceania seriam denominadas continentes.

A Oceania é o menor de todos os continentes (aproximadamente, 9 milhões de km2) e a Groenlândia é a maior de todas as ilhas (2.175.600 km2).

Considerando o critério físico ou geológico-geográfico (conjunto de terras emersas contínuas), podemos determinar quatro regiões para a Terra:

  • Continente Euro-afro-asiático (57% das terras emersas)
    • do ponto de vista físico, a Europa é apenas uma península da Ásia, não ocorrendo a presença de superfícies líquidas separando-as;
    • antes da abertura do Canal de Suez a África e a Ásia estavam unidas por um braço de terra (istmo);




  • Continente Americano (28% das terras emersas);
    • as terras americanas eram formadas até 1914, por uma única extensão continental, separada por meio de um canal artificial, o Canal do Panamá, que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.


  • Continente Oceânico (Austrália e ilhas do Pacífico - 6% das terras emersas);


  • Antártida (9% das terras emersas).

            A regionalização histórico-cultural diz respeito aos blocos continentais:

            1. Velho Mundo: Europa, Ásia e África. Do ponto de vista histórico e social a Europa forma um continente distinto.  Mundo conhecido pelos europeus até o século XV.

            2. Novo Mundo (Novo Continente): América do Norte, América Central e América do Sul. “Mundo” conhecido pelos europeus a partir do século XV.

            3. Novíssimo Mundo: Oceania. Terras colonizadas pelos europeus no século XVII.

            4. Continente antártico: Antártida. Terras sendo estudadas e conhecidas a partir do século XX.

            Esses termos (velho, novo e novíssimo) referem-se à história, ao processo de descoberta e colonização e não à geologia (idade dos terrenos).






3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o site, muito interessante, achei tudo o que precisava. :)

Anônimo disse...

Muito Bom o Blog,o melhor blog de geografia que já vi!continue sempre postando por favor!

Anônimo disse...

Muitoo Bom o blog! o melhor blog de geografia de já vi! me ajudou muito!continue sempre postando! :]