Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Nota de aula sobre América Latina - Quadro físico


COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE
NOTA DE AULA – 8º ANO EF – GEOGRAFIA
AMÉRICA LATINA – CARACTERÍSTICAS GERAIS

OBJETIVOS:
a. Situar a América Latina no mundo.
b. Reconhecer seus limites e suas posições astronômica e geográfica.
c. Descrever as principais características do quadro físico da América Latina.
d. Identificar as divisões ou regionalizações da América Latina do ponto de vista geográfico e sócio-econômico.
1

   AMÉRICA LATINA – Região geográfica que pelo critério histórico-cultural corresponde aos países da América colonizados por nações latino-européias, principalmente Espanha e Portugal. Os países da América Latina compreendem o México da América do Norte, os países da América Central e os países da América do Sul.

2   POSIÇÃO GEOGRÁFICA E ASTRONÔMICA DA AMÉRICA LATINA


  • Região banhada pela pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Mar das Antilhas (mar do Caribe);
  • Limita-se ao norte com os Estados Unidos da América;
  • Possui 33 países;
  •  Área 21.000.000 km2;
  • Localize-se totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich e quase totalmente ao sul da linha do Equador.
A região faz parte do mundo subdesenvolvido devido à herança histórico-cultural deixada pelas colônias de exploração implantadas pelos europeus, em particular espanhóis e portugueses, que ocuparam as terras da América com o objetivo de buscar matérias-primas. A herança colonial marcou os países da América Latina como exportadores de produtos primários, grande miscigenação étnica, concentração fundiária e desigualdade social.

Com o processo de internacionalização da economia, alguns países da América Latina configuram atualmente como economias emergentes e já se destacam mundialmente no cenário econômico global, como por exemplo, México, Argentina, Brasil e Chile.


  •        DIVISÃO REGIONAL


*       FÍSICA

América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México) – porção continental contínua localizada ao norte da linha do Equador;

América Central: istmo que liga a América do Norte e a América do Sul, juntamente com a porção insular;

América do Sul: Porção continental contínua localizada ao sul da linha do Equador.

*       HISTÓRICO-CULTURAL
v  América Anglo-Saxônica – países da América onde foram implantadas as colônias de povoamento pelos franceses e ingleses. A língua inglesa tem origem nas línguas germânicas, proferidas pelos saxões na Inglaterra. Compreende os Estados Unidos e o Canadá.
v  América Latina – países da América onde foram implantadas as colônias de exploração pelos espanhóis e portugueses. A língua portuguesa e espanhola tem origem no latim, idioma disseminado pelos romanos na Europa.

4.       CARACTERÍSTICAS DO QUADRO FÍSICO DA AMÉRICA LATINA

*       GEOLOGIA


a.       Região localizada nas seguintes placas tectônicas:
vPlaca Sul Americana;
vPlaca do Caribe;
vPlaca de Cocos;
vPlaca Norte Americana.
vPlaca de Nazca e Placa do Pacífico (ambas oceânicas)

A placa Sul Americana se colide com a placa oceânica de Nazca, formando a Cordilheira do Andes e uma zona com grande quantidade de terremotos e vulcões ativos, e a placa Norte Americana se colide com a placa do Pacífico, formando as Cadeias Rochosas, das quais fazem parte as Serra Madre Ocidental e Serra Madre Oriental no México.

A porção ocidental e insular da América Latina correspondem a limites de placas tectônicas e, portanto, são áreas de intensa instabilidade geológica marcadas por terremotos, vulcões ativos e orogenia – formação de cadeias de montanhas.

*       RELEVO

a.       Relevo de formação geológica recente (datadas da Era Cenozóica)

v  Elevadas cadeias de montanhas (nessa unidade de relevo a ação dos agentes internos supera a ação dos agentes externos, pois ocorre em limites de placas tectônicas).
     Cordilheira dos Andes (dobramento formado pela convergência entre as  placas de Nazca e Sul Americana);
     Serra Madre Oriental e Ocidental no México (dobramento formado pela convergência entre as Placas do Pacífico e Sul Americana);
     Cordilheira Isabella, Cordilheira Guanacaste e Cordilheira Talamanca (dobramentos formados pela convergência entre as Placas de Cocos e Caribe).

PONTO CULMINANTE DA AMÉRICA LATINA – PICO DO ACONCÁGUA NA CORDILHEIRA DOS ANDES NA ARGENTINA – 6.960 m

v  Altiplanos (planaltos elevados na borda leste da Cordilheira dos Andes) – os altiplanos correspondem a unidades de relevo que margeiam as cordilheiras e as áreas mais afastadas dos limites de placas. Neles os processos de erosão são mais intensos que a ação dos agentes internos.
 Altiplano boliviano (entre 4.000 e 5.000 metros de altitude);
 Altiplano mexicano

LAGO MAIS ALTO DO MUNDO – LAGO TITICACA NA FRONTEIRA ENTRE A BOLÍVIA E O PERU.

b.       Relevo de formação geológica antiga
v  Planaltos (unidades de relevo localizadas no interior das placas tectônicas onde os processos de erosão são mais intensos que os processos de sedimentação).
 Planalto Brasileiro;
 Planalto das Guianas;

v  Planícies Sedimentares (estrutura interna antiga e superfície em processo de formação) – (Unidades de relevo localizadas no interior das placas tectônicas onde os processos de sedimentação são mais intensos que os processos de erosão).
ü  América do Sul:
§  Planície Costeira do Atlântico;
§  Planície Costeira do Pacífico;
§ 

Planícies Fluviais
 
Planície Amazônica;
§  Planície Platina (Pampa, Chaco e Pantanal);
§  Planície do Orinoco;
ü  América Central e México
§  Planície Costeira do Atlântico;
§  Planície Costeira do Pacífico;

*       CLIMA (Influência da latitude, do relevo e das correntes marítimas)



v  Nas áreas tropicais, as grandes altitudes alcançadas pelo relevo, influenciam na diminuição da temperatura. Sendo assim, nos altiplanos e cadeias montanhosas encontramos climas frio de montanha e temperados, com grande amplitude térmica, baixas temperaturas médias anuais e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

v  Na zona tropical, de baixas latitudes, com exceção das áreas montanhosas, predominam os climas equatoriais e tropicais, com baixa amplitude térmica, temperaturas médias anuais elevadas, e grande volume de chuva, concentradas no verão.

v  Na zona temperada, de latitudes médias, predomina o clima subtropical, com grande amplitude térmica, verão muito quente e inverno muito frio e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

v  De maneira isolada encontramos o clima semi-árido, influenciado pelas barreiras orográficas, que impedem a chegada das chuvas que vem dos oceanos. Na zona tropical ocorre no nordeste do Brasil (Sertão Nordestino - quente) e na zona temperada ocorre no interior da Argentina (Patagônia - frio).

v  De maneira isolada, no litoral chileno, ocorre o clima Mediterrâneo.

v  As correntes marítimas que banham a América Latina são também importantes na constituição de tipos climáticos, vejamos alguns exemplos:

     Corrente fria do Peru (também conhecida como Corrente de Humboldt) – ao emergir para a superfície no Oceano Pacífico, banhado a costa do Chile e do Peru provoca um ressecamento do ar, por apresentar baixa evaporação, levando à formação do Deserto do Atacama, sendo este o deserto mais seco do mundo. Essa corrente fria também contribui para a ressurgência marinha, trazendo para a superfície uma grande quantidade de plânctons que atraem muitos peixes para a região.
     Corrente fria da Califórnia – por evaporar menos, devido sua temperatura, contribui para a existência do deserto da Califórnia, nas proximidades do México.
     Corrente fria das Falkland – proveniente da Antártida, essa corrente provoca ressecamento e resfriamento do ar no sul da América do Sul, sendo responsável pelas massas polares que atuam no inverno. A massa de ar polar penetra no continente através da Planície Platina, podendo alcançar o norte do Brasil, provocando o fenômeno denominado friagem.
     Corrente quente do Golfo – se forma no Golfo do México e se desloca para o nordeste no Hemisfério Norte, amenizando o rigor do inverno no litoral europeu. Essa corrente também atua próximo da costa sudeste dos Estados Unidos, levando a formação de furacões nessa área durante o verão.


*       VEGETAÇÃO (Influência clima e do solo nas formações vegetais

v  Na América Latina, a grande diversidade climática, influenciada pela latitude, relevo e correntes marítimas, contribui para a grande diversidade de paisagens, tais como:

     Floresta temperada e subtropical nas zonas temperadas e nos altiplanos;
     Floresta equatorial (Floresta Amazônica) na zona equatorial e florestas tropicais litorâneas no litoral do Brasil e nas Grandes Antilhas;
     Savanas na zona tropical, com alternância de períodos úmidos e secos;
     Estepes nas regiões semi-áridas (Patagônia e Sertão Nordestino);
     Vegetação desértica no deserto do Atacama e na Patagônia;
     Vegetação de altitude nas cordilheiras.
     Vegetação Mediterrânea na área de clima mediterrâneo.

Obs.: As características da vegetação são as mesmas estudadas no 1º bimestre.



*       HIDROGRAFIA

A América Latina é uma região que possui uma rede de drenagem bastante densa e complexa, principalmente, nas áreas tropicais. A presença de relevos montanhosos e planaltos conferem aos rios um grande potencial hidroelétrico, fonte energética muito utilizada no Brasil e na Venezuela. As principais bacias hidrográficas são a bacia Amazônica, a bacia Platina e a bacia do Orenoco.

O rio Amazonas corta todo o norte da América do Sul, ao centro da Floresta Amazônica. É o maior rio do planeta, tanto em volume de água quanto em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km. Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do Amazonas, no norte brasileiro.

O rio da Prata é o estuário criado pelos rios Paraná e Uruguai, formando sobre a costa atlântica da América do Sul uma reentrância triangular de 290 quilômetros de largura, denominada Mar Del Plata. A bacia hidrográfica combinada do Rio da Prata e seus afluentes (os rios Lujan, Matanza, Samborombón e Salado do Sul) possui uma superfície de aproximadamente 3 200 000 km².
O rio Orinoco (ou Orenoco) está entre os principais rios da América do Sul e tem a terceira maior bacia hidrográfica neste continente, cobrindo uma área de 880 000 km². É o principal rio da Venezuela, abrangendo quatro quintos do território do país, que percorre sinuosamente por 2 740 km. 

Nenhum comentário: